O mercado erótico no Brasil já movimenta mais de R$ 2 bilhões ao ano e projeta um crescimento anual de 8% até 2028. Segundo pesquisa inédita realizada pelo Portal Mercado Erótico em parceria com a INTT Cosméticos
Realizada entre setembro e outubro de 2024 com empresários do setor, a pesquisa mostra como a mudança cultural e a digitalização têm impulsionado o mercado. Destacando um público mais receptivo e interessado em produtos de saúde íntima e bem-estar sexual.
O levantamento indica que o setor se prepara para dobrar até 2028, com um portfólio diversificado que inclui desde produtos de luxo e alta tecnologia até itens acessíveis para todos os perfis de consumidores.
O levantamento aponta para uma nova fase do setor, que vem se distanciando dos estigmas do passado. Segundo a pesquisa, cerca de 55,6% dos consumidores são mulheres, com faixa etária predominante entre 26 e 45 anos. A maioria dos produtos é adquirida por meio digital, responsável por mais de 60% das vendas no país.
Tecnologia
O estudo revela também o impacto da tecnologia no setor. Com o surgimento de produtos inteligentes como vibradores controlados por aplicativos e dispositivos que utilizam inteligência artificial para personalizar a experiência de uso.
A pesquisa evidencia uma tendência de crescimento nos produtos destinados a casais e itens que combinam entretenimento com educação, conhecidos como “edutainment”. Jogos eróticos, cartas interativas e kits para casais têm ganhado popularidade.
Esses itens, muitas vezes recomendados por terapeutas e especialistas, têm desempenhado um papel importante na normalização do consumo de produtos eróticos como ferramenta de fortalecimento relacional.
Produtos mais vendidos:
- Lubrificantes
- Vibradores pequenos
- Géis funcionais com sabor
- Plugs
- Masturbadores
- Algemas
- Óleos de massagem
- Lingeries