Ninguém duvida que o ex-governador Iris Rezende receberá inúmeras homenagens em Goiás nos próximos dias, por sua contribuição ao Estado, especialmente Goiânia, onde foi prefeito por quatro vezes. E as propostas já começaram hoje, no dia de sua morte em decorrência de um AVC.
O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), propôs que o Parque Mutirama passe a ser denominado Parque Iris Rezende Machado – Mutirama. O projeto de lei será encaminhado para apreciação do plenário nos próximos dias. “Iris tinha um carinho especial pelo Mutirama. Era obra que mais o orgulhava e emocionava. O parque foi o primeiro equipamento público, gratuito, destinado ao lazer da população em Goiânia”, justificou Policarpo.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), disse que pretende dar o nome de Iris para o Hospital Municipal de Aparecida (Hmap). “Temos um hospital que o Maguito construiu e eu comprei os equipamentos e inaugurei, acho que seria uma bela homenagem à essa grande história. Um lugar onde a gente cuida das pessoas, salva as pessoas. Vou falar com o presidente da Câmara e o vice-prefeito Vilmar Mariano daqui a pouco para podermos prestar essa homenagem”, afirmou Mendanha ao Diário de Goiás.
A Prefeitura de Goiânia também informou que vai dar o nome de Iris para o Bosque dos Buritis, o mais antigo parque público da capital. O espaço verde vai se chamar Bosque dos Buritis Iris Rezende Machado. O ex-prefeito morou durante décadas num edifício na Rua 1, Setor Oeste, em frente ao bosque, local onde fazia, de vez em quando, suas caminhadas matinais.