Cada um dos 41 parlamentares na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) ganhará um SUV zero-quilômetro do modelo SW4, da Toyota. Segundo o resultado divulgado nesta terça-feira (18/2) da licitação realizada pelo Legislativo, ao custo de R$ 15,8 milhões, para renovar a frota que atende as deputadas e deputados estaduais.
Cada SUV sairá ao custo, incluindo o seguro, de R$ 376 mil. É um valor 58% maior que o pago pela Alego, há menos de dois anos, na compra de 42 picapes zero-quilômetro da Ford para atender os 41 deputados. Cada uma saiu na época por R$ 265 mil, ao custo total de R$ 10,8 milhões.
A justificativa do presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil), na época para a compra dos veículos, é que a Casa economizaria quase R$ 4,6 milhões por ano com a locação de carros para atender diretamente os deputados.
Custo anual
Entretanto, como os parlamentares mal ficaram dois anos com as picapes, elas custaram R$ 5,4 milhões por ano para os cofres da Alego. Já mais caro que o custo do aluguel. Isso sem contar os 75 novos sedãs e 6 picapes da Ford que também foram compradas posteriormente para reforçar a frota da Assembleia Legislativa.
Se os novos SUVs ficaram também somente dois anos com os parlamentares, o custo anual será de R$ 7,9 milhões. Valor bem acima do que a Alego pagava para locar os veículos usados pelos deputados.
A informação também é que, com a chegada dos SUVs, as picapes seminovas serão doadas para prefeituras goianas. Ou seja: a Alego sequer vai abater do seu custo uma revenda, via leilão, destes veículos.
Conforto a bordo
O SUV de grande porte da Toyota traz de série 7 airbags, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, lanternas e faróis de LED, multimídia com tela de 9”, ar-condicionado duas zonas, bancos dianteiros elétricos, sistema de partida sem chave e retrovisores com rebatimento elétrico, entre outros mimos.
São equipados com motor 2.8 turbodiesel, de 204 cavalos de potência e torque de 50,9 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades o SW4 sai de fábrica com tração 4×4 e caixa de redução.