A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) poderá conceder a Medalha do Mérito Legislativo para até 410 pessoas por ano. Ou seja: vai dobrar o número de homenageados pela Casa. É o que permite o projeto de lei do deputado Chales Bento (MDB) aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (28/8) no plenário da Alego.
O projeto altera uma resolução de dezembro de 1991, que trata da concessão da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. E passa a vigorar da seguinte forma: “A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira será concedida, em sessão solene, na sede deste Poder, em número máximo de dez por deputado, em cada ano.”
O deputado justifica aumento da população de Goiás. “Quando da sua instituição, em 1991, conforme IBGE, a população de Goiás era composta por 4.012.562 de habitantes e atualmente é constituída por quase o dobro. São 7.206.589 de goianos, sendo 11º mais populoso do país”, afirma no projeto.
“Pretende-se, portanto, tão somente adequar o número de medalhas a serem disponibilizadas, por se tratar de condecoração máxima concedida pelo Poder Legislativo. É justificável que cada Parlamentar tenha a oportunidade de indicar mais condecorados”, conclui.
Leia também: Deputado das comendas: agora é para sertanejos