O governador Ronaldo Caiado (DEM) enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que, se aprovado (e será), vai parcelar o pagamento do IPVA em até dez vezes em Goiás. Detalhe: as parcelas precisam ser pagas até o prazo de vencimento do imposto, o que deve reduzir o número do parcelamento para os carros com placa de número final menor. Hoje, só é possível dividir o tributo em até três vezes antes da data final para pagamento.
O projeto elaborado pela Secretaria da Economia prevê que a validade do parcelamento comece ainda neste ano. Após a aprovação, o governo divulgará novo calendário com a previsão de ampliação do pagamento para este ano, conforme cada vencimento.
O governo esclarece que não houve aumento das alíquotas do IPVA, que variam conforme o tipo de veículo: de 1,25% a 3,75%. Entretanto, reconhece que os contribuintes terão de desembolsar neste ano bem mais para pagar o imposto estadual. Alguns mais de 20%. “Não há alteração na alíquota do IPVA desde 2015. Porém, com a valorização dos carros usados no mercado houve aumento no valor final pago pelo imposto, como ocorreu no Brasil inteiro”, disse a secretária da Economia, Cristiane Schmidt.
No ano passado, o Estado arrecadou mais de R$ 1,7 bilhão com o IPVA. A estimativa é que neste ano o imposto gere uma receita superior a R$ 2 bilhões para os cofres estaduais.