Apesar da sua baixa aprovação, o presidente Lula (PT) continua liderando todos os cenários para a eleição de 2026. O instituto Quaest divulgou nesta segunda-feira (3/2) uma nova pesquisa sobre as intenções de votos dos brasileiros para a eleição presidencial.
O petista continua como favorito, o que demonstra o desafio que a oposição, especialmente a direita, ainda tem pela frente. Nos quatro cenários de primeiro turno, Lula lidera todos. As intenções de voto do petista variam entre 28% e 33%, a depender da composição da disputa.
Uma observação: por estar inelegível até 2030, o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é colocado na pesquisa estimulada. Entretanto, na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não apresentados aos eleitores, Lula e Bolsonaro estão empatados.
Lula x Tarcísio
Em um dos cenários com maior número de candidatos, o presidente tem 30% das intenções de votos. Em seguida, aparecem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%, o cantor Gusttavo Lima, com 12%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 11%. Curiosamente os dois últimos são goianos.
Em seguida, surgem o ex-governador Ciro Gomes (PDT) com 9% e os governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 3% cada um. Intenções de voto em branco e nulo são 14% e outros 5% se declaram indecisos.
A pesquisa ouviu 4.500 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com 95% de confiança.
Outros cenários
Ao trocar o nome do governador Tarcísio pelo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Lula cai para 28% dos votos. Já Gusttavo Lima e Marçal marcam 12% cada um, mantendo o mesmo porcentual. E Eduardo Bolsonaro soma 11%. Ciro tem 10%, enquanto Zema soma 5% e Caiado se mantém com 3%.
Em outro cenário, sem Eduardo e Tarcísio, há pouca alteração: Lula soma 32%, contra 14% de Marçal, 13% de Gusttavo Lima e 12% de Ciro. Zema aparece com 5% e Caiado com outros 3%.
Já num cenário sem Marçal, Gusttavo Lima vai a 18%, contra 33% de Lula, e Ciro marca 13%. Zema e Caiado aparecem em seguida, com 8% e 4%, respectivamente.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, 78% dos entrevistados se disseram indecisos. Entretanto, enquanto 9% citaram Lula, outros 9% indicaram voto no ex-presidente Bolsonaro.
Gusttavo Lima foi citado por 1% e outros 1% indicaram outros nomes, enquanto 2% afirmaram que vão votar em branco, nulo, ou que não pretendem participar do pleito.