Mais uma pesquisa sobre intenções de votos para o governo de Goiás foi divulgada nesta semana. Desta vez, do instituto Voga BR, encomendada pelo Grupo Gazeta. Na estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, o governador Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 33,7% das intenções de votos, seguido pelo prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), com 17,6%, e pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 9%.
Os demais nomes apresentados para o governo estadual são: senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 4,4%; o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), com 3,4%; o ex-prefeito Jânio Darrot (Patriota), com 0,6% e o ex-reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado (PT), 0,3%. Não souberam ou não quiseram opinar foram 13,5%. Os que afirmaram que vão anular o voto são 5,5%, seguido pelos votos brancos, 4%.
O instituto informa ter realizado a pesquisa entre os dias 24 e 28 de janeiro e entrevistou 807 eleitores goianos, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. Apesar do mesmo universo de eleitores entrevistados e com a mesma margem de erro, os números para o governo de Goiás diferem da pesquisa Serpes/Acieg divulgada na semana passada.
Na pesquisa espontânea, o governador Caiado aparece com 20,4%, seguido por Gustavo Mendanha (10,5%) e Marconi Perillo (2,3%). Não sabem ainda em quem votar são 55,7% dos eleitores em Goiás. Sobre a avaliação do governo de Caiado, é aprovada por 38,6% dos entrevistados (sendo 8,1% consideram ótima e 30,4% boa), 20% desaprovam (10,4% consideram ruim e 9,6% péssima). Os que consideram regular são 30,4% e 10,7% não souberam ou não quiseram responder.
Presidente
O instituto Voga Brasil também ouviu os eleitores goianos sobre os pré-candidatos a presidente da República. Na estimulada, Lula (PT) tem 34,3% das intenções de voto, contra 29,4% do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) aparece com 7,6%, empatado com Ciro Gomes (PDT). Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem apenas 0,9%. Na pesquisa espontânea Lula aparece com 26,3% e Bolsonaro com 24,1%. Ou seja: tecnicamente empatados em Goiás, segundo o instituto Voga BR. Também são números diferentes dos divulgados na semana passada pela pesquisa Serpes/Acieg.