O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) já teria um plano B, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não consiga mesmo disputar a eleição de 2026: Ronaldo Caiado (União Brasil). A informação é do Metrópoles.
Segundo o portal, Tarcísio tem dito que, caso Bolsonaro não consiga reverter sua inelegibilidade, ele próprio vai sugerir ao ex-presidente que o bolsonarismo apoie Caiado ao Palácio do Planalto.
Não será uma missão fácil. A relação entre Caiado e Bolsonaro é cada vez pior. Ambos não param de dar alfinetadas um no outro desde as eleições municipais de outubro, onde o governador goiano derrotou dois candidatos bolsonaristas em Goiás: Fred Rodrigues (Goiânia) e Professor Alcides (Aparecida de Goiânia), ambos do PL.
Farpas e pré-campanha
Na semana passada, Caiado afirmou que nunca teve o apoio do ex-presidente em suas vitórias eleitorais em Goiás. E que seu sucesso político se deve ao reconhecimento do eleitorado goiano pela gestão estadual, e não à influência de Bolsonaro.
As declarações ocorreram após Bolsonaro sugerir que lideranças como o governador goiano teriam se eleito “sob a sua sombra” e que agora estariam dividindo a direita no Brasil.
O fato é que Caiado vai pisar no acelerador da sua pré-campanha presidencial para 2026. O União Brasil deve realizar eventos para o governador goiano em três capitais comandadas pelo partido: Salvador, Natal e Teresina.