A pré-campanha da deputada federal Adriana Accorsi (PT) em Goiânia tem apostado mais na cor verde e menos no vermelho, marca do seu partido. Na verdade, praticamente todas as pré-campanhas de petistas que vão disputar as eleições para prefeito neste ano. E segue uma tendência que já tem sido notada em campanhas passadas.
O principal motivo é reduzir a resistência de parte do eleitorado aos pré-candidatos do PT. Especialmente dos que migram no centro, nem à direita, nem à esquerda.
O logotipo da pré-campanha de Adriana Accorsi, com o slogan “Somar por Goiânia”, é uma mistura de cores, destacando o verde, o rosa, o laranja, o azul e, mais discreto, o vermelho. No segundo turno da última eleição presidencial em Goiânia, Jair Bolsonaro (PL) teve 63,9% dos votos válidos e Lula, 36%.
A petista tem enfatizado no discurso a construção de uma aliança que não represente apenas a esquerda em Goiânia. Mas também forças do centro.
Outras capitais
Em Belo Horizonte, o deputado federal Rogério Correia lançou o movimento “BH pode mais”. O logotipo utilizado tem espaço maior para as cores verde, amarela e azul do que para o vermelho. Em 2022, Bolsonaro venceu em Belo Horizonte por 54,2% dos votos válidos no segundo turno, contra 45,7% de Lula.
Em Vitória, outra capital onde Bolsonaro saiu vitorioso na eleição de 2022, o pré-candidato do PT, João Coser, tem usado o amarelo, o verde e o azul com mais destaque em seu material.
Saiba mais: Adriana tem dificuldade de ampliar alianças em Goiânia