O presidente do PSDB em Goiás, o ex-governador Marconi Perillo, tem dito que o partido terá candidato a prefeito de Goiânia na eleição do próximo ano. Inclusive, citou dois nomes: da vereadora Aava Santiago e do jornalista Matheus Ribeiro. Entretanto, disse que existem também outros tucanos da velha guarda para esta missão. Que, diga-se de passagem, não será nada fácil.
O PSDB ainda sofre da forte desidratação política que tem sofrido desde a eleição estadual de 2018, quando não conseguiu reeleger o governador José Eliton e o próprio Marconi Perillo amargou um quinto lugar na disputa para o Senado. Sem mencionar a redução nas suas bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Goiás. Inclusive perdeu depois alguns dos poucos eleitos. Raríssimos tucanos conseguiram sobreviver ao tsunami daquela eleição.
Nas eleições municipais de 2020, os tucanos viram seu quadro de prefeitos reduzir consideravelmente em Goiás. Na eleição estadual de 2022, a desidratação ainda não teve fim: o PSDB sequer conseguiu lançar candidato ou se aliar a uma chapa para o governo de Goiás, Marconi saiu candidato isolado para o Senado e sofreu nova derrota eleitoral. Além disso, mais uma vez foram pouquíssimos os deputados tucanos eleitos.
Protagonismo complicado
Mas, poucos subestimam a capacidade política de Marconi Perillo ou cravem que o PSDB esteja morto em Goiás. Contudo, também são poucos que acreditam que o partido conseguirá recuperar força política para ser protagonista nas eleições de 2024. Principalmente em Goiânia, onde o partido nunca mais conseguiu eleger um prefeito desde a gestão de Nion Albernaz (1997/2000).
Alguns tucanos defendem que o partido concentre as suas apostas (e poucos recursos) para eleger uma boa bancada de vereadores na capital. A começar com a reeleição da vereadora Aava Santiago e apostando numa candidatura de Matheus Ribeiro à Câmara de Goiânia. Uma chapa majoritária para a Prefeitura seria somente para explorar no horário eleitoral o legado dos governos tucanos na capital e marcar terreno político ao PSDB.
Claro, há também alguma expectativa no ninho tucano de haver composição com algum outro grupo político que não esteja orbitando hoje na base de Ronaldo Caiado (UB). Um exemplo seria Vanderlan Cardoso, novo presidente estadual do PSD. Mas até o senador já começa a dar sinais de que não quer problemas com o governador numa provável candidatura sua para prefeito de Goiânia em 2024.