Um programa adotado pela Rede Citro5, fundada há 30 anos em Mineiros (GO), tem despertado a atenção de outras empresas devido ao sucesso alcançado nos últimos cinco anos. Todos os resíduos provenientes das cinco lojas do grupo são reaproveitados, gerando novos produtos, renda para a população e economia financeira para a própria empresa, que atua nos segmentos de embalagens de papel e de madeira, alumínio, sobras de hortifrutigranjeiros, de panificação, do açougue, produtos em embalagens rasgadas ou amassadas no transporte ou nas gôndolas, óleo vegetal usado e até mesmo vidros de azeitonas, palmitos e outros.
O diretor executivo da rede, Rondinely Leal, conta que, após a adoção do programa de reaproveitamento de sobras, o prejuízo com desperdício/perdas na empresa é de menos de 1% do faturamento, enquanto a média do mercado supera a 2%. Mensalmente, o ganho médio com todo reaproveitamento de resíduos e incentivos chega a 2% do faturamento mensal (R$ 260 mil). Nos últimos cinco anos intensificou as ações, fazendo parcerias com órgãos públicos, igrejas, ONGs, associações assistenciais e entidades.
Todos os produtos de hortifrúti e perecíveis das gôndolas das cinco lojas da Rede Citro5, mas em condições de consumo, são reaproveitados em sua cozinha industrial para serem transformados em doces, geleias e sucos que são vendidos nas lojas. Também são usados para a elaboração de produtos de consumo rápido, já descascados, limpos e embalados a vácuo (um grande sucesso é o kit sopa para consumo imediato). Tudo a partir da seleção de produtos que teriam como destino o descarte.
Os produtos de embalagens danificadas no transporte ou nas próprias gôndolas, como arroz, feijão, farinhas, açúcar, café e outros, mas em boas condições de consumo, são usados no restaurante da empresa e também doados a igrejas e entidades que fazem trabalhos sociais no município. O óleo comestível usado na cozinha do restaurante é entregue a um parceiro local, que o reutiliza e devolve à empresa outra parte que ela teria custo de aquisição. As embalagens de papelão e de plástico, que chegam a 30 toneladas/mês, também são reutilizadas.
Agora, a Citro5 busca parceria junto a entidades e pessoas públicas ou privadas para fazer um programa de reaproveitamento das embalagens de madeira, para fabricação de móveis, vidros para decoração e peças artesanais. A Rede Citro5 está está entre as 30 maiores do ramo varejista regional de Goiás e possui cerca de 500 empregados diretos. Neste ano pretende abrir mais uma loja em Mineiros.
Conteúdo produzido em parceria com o portal EMPREENDER EM GOIÁS