Aparecida de Goiânia e Trindade terão esgotamento sanitário universalizado até dezembro deste ano, atendendo a 178 mil moradores. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (29/5), durante solenidade de assinatura de termo de financiamento para as obras, no valor de R$ 728 milhões. O investimento será realizado pela Saneago e ultrapassa 1 mil quilômetros de rede coletora nos dois municípios, além de milhares de ligações nas casas.
Os recursos serão financiados pela Caixa Econômica Federal e banco BTG Pactual, e a BRK Ambiental, empresa subdelegatária da Saneago, será responsável pela execução dos serviços. Segundo o presidente da estatal goiana, Ricardo Soavinski, as novas obras vão reforçar a posição de destaque que o Estado ocupa no país em termos de saneamento básico. “De 2018 para cá, saímos de 59% de cobertura de esgoto do estado e hoje passamos de 71%”, disse.
A universalização também atende a exigências do novo Marco Legal de Saneamento Básico, editado pelo governo federal em 2020 e que estabelece metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. “Com os investimentos assegurados hoje, anteciparemos em 10 anos a meta de universalizar os serviços de esgotamento sanitário em Trindade e Aparecida”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.
Obras
Em Aparecida de Goiânia serão implantados 898,6 km de rede coletora de esgoto, 38 km de interceptores, 12,5 km de coletores, 14,5 km de linha de recalque, 1,5 km de emissários e 43,5 mil novas ligações, além de novas estações elevatórias de esgoto. Ainda está prevista a execução de 4.350 ligações intradomiciliares sem custo para famílias de renda mensal inferior a R$ 1,6 mil. Ao todo, 137 mil habitantes serão beneficiados com as obras.
Em Trindade os recursos possibilitarão a implantação de 276 km de rede coletora, 15,3 km de interceptores, 11,8 km de linhas de recalque, 13,7 mil novas ligações prediais de esgoto e 1,4 mil ligações intradomiciliares sem custo para as famílias. No total, 41 mil moradores serão beneficiados.