Não basta ter espírito empreendedor e nem mesmo ter um empreendimento bem-sucedido pode ser suficiente para o êxito no mercado a longo prazo. Para que isso seja efetivo, é necessário acompanhar as mudanças, as novas tendências do setor e saber reinventar o negócio constantemente.
Mas como prever o direcionamento do mercado, da economia e das preferências do público consumidor? Para ajudar os empreendedores, o Sebrae Goiás lançou o e-book “Futuro é Agora: Guia de Tendências para Negócios em 2025”, que apresenta tendências de negócios em formato digital.
O material é dirigido a empreendedores, gestores e líderes interessados em adaptar seus negócios às mudanças de mercado e está disponível na íntegra na loja virtual do Sebrae Goiás.
“O empreendedor encontrará informações sobre os principais desafios e oportunidades do mercado atual, benefícios de acompanhar tendências, estratégias para incorporar inovação e sustentabilidade, insights sobre comportamento do consumidor e novas tecnologias. Além de aprender a adotar práticas inclusivas e reduzir impactos ambientais”, enumera a analista Ivana Xavier, da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás.
O objetivo da criação deste guia foi capacitar empreendedores para se adaptarem às mudanças no mercado, explorarem oportunidades futuras e se destacarem por meio de inovação, inclusão e sustentabilidade, conforme explica a analista.
“Um material curto e direto, com foco em temas como evolução do mercado, inovação, comportamento do consumidor e sustentabilidade. A linguagem é acessível e objetiva para auxiliar facilmente o usuário”, acrescenta Ivana Xavier.
Principais tendências:
- Compras com benefícios, que ensina como criar promoções e recompensas para fidelizar clientes;
- Criadores de conteúdo profissionais, a respeito da ampliação do alcance por meio de parcerias;
- Plataformas de cocriação, que trata do envolvimento de clientes/parceiros na criação de conteúdos;
- Compras personalizadas, sobre experiências customizadas por meio de dados;
- Novas interações, que esclarece o uso do metaverso e realidades imersivas;
- Representatividade, referente à inclusão de diversidade nas operações;
- Vantagem colaborativa, que aborda estratégias sustentáveis e colaborativas;
- Redução da pegada de carbono, sobre sustentabilidade como diferencial estratégico.