O Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg) no Estado de Goiás é de 80,1%. O indicador foi apurado em levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), entre janeiro a dezembro de 2022.
A metodologia adotada no levantamento segue modelo desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que estipulou IGGSeg, para avaliar a maturidade da governança e gestão da segurança pública e seus órgãos integrantes.
Segundo o conselheiro e relator Edson Ferrari, o IGGSeg apurado (80,1%) é considerado satisfatório. “Significa dizer que as boas práticas de governança e gestão foram implantadas, com caráter de continuidade nas questões relacionadas à melhoria da política pública”, disse.
Por eixos
Desdobrando por eixo fiscalizado, os índices apurados foram: 88,3% para o Policiamento Ostensivo (eixo 1); 85% para Investigação Criminal (eixo 2); 68,1% para Serviços Penais (eixo 3); e 79% para Estatísticas Criminais e Plano Estadual de Segurança Pública (eixo 4).
Ferrari destaca que a apuração de índice por eixo dá uma ideia detalhada dos pontos fortes e dos aspectos negativos nas práticas das forças de segurança que contribuem ou dificultam o sucesso das políticas implementadas.
Saiba mais: Segurança pública recebe 3 mil novas viaturas em Goiás