Dos 180 mil pontos de luz em Goiânia, apenas cerca de 30 mil receberam lâmpadas de LED em substituição às comuns de sódio. Ou seja: 16,6% do total. A nova iluminação, além de gerar até cinco vezes mais economia no custo com energia elétrica, também aumenta a segurança nas vias públicas da capital.
A implantação de lâmpadas de LED faz parte do projeto Goiânia Adiante, lançado pelo prefeito há exatamente um ano (outubro de 2022). O custo total estimado é de cerca R$ 300 milhões para a modernização do parque luminotécnico de Goiânia, com a perspectiva de gerar economia de até 40% nos gastos com energia elétrica.
Apesar do pequeno porcentual alcançado até agora na modernização de toda a iluminação pública de Goiânia, a atual gestão comemora. “O objetivo é alcançar todos os bairros de Goiânia, promovendo segurança e qualidade aos cidadãos. Onde houver uma rua habitada e com postes, nós iremos levar esse benefício”, prometeu Rogério Cruz (Republicanos) ao lançar o projeto.
Ou seja: para cumprir sua promessa, a atual gestão tem pouco mais de um ano para concluir a iluminação em LED de quase 150 mil pontos de luz (83% do total) em Goiânia.
“O projeto visa modernizar os pontos de iluminação em Goiânia e traz um retorno muito importante. Nós economizamos com os novos modelos e a área iluminada fica muito mais clara, trazendo mais segurança para a população. É mais um dos desafios que estamos enfrentando e fazendo jus ao histórico de preocupação com a nossa capital”, disse o prefeito.
Leia também: Prefeitura vai lançar plano para o Centro de Goiânia