O Tribunal de Contas da União (TCU) tem cobrado que o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha, devolva R$ 62,3 milhões para a estatal federal por supostos desvios na construção da Ferrovia Norte-Sul, num trecho de 108 quilômetros em Goiás. A informação é da Veja. O TCU teria constatado superfaturamento na obra.
O goiano Juquinha, que ficou oito anos no comando da Valec (período do governo Lula), tem 15 dias para pagar a dívida. Caso contrário, seu nome será incluído no Cadin. As irregularidades apontadas pelo Tribunal são do período de 2008 e 2013. Em 2017, Juquinha chegou a ser preso em Goiânia depois de ser condenado a 10 anos de prisão, mas a Justiça permitiu que ele recorresse em liberdade.
Juquinha das Neves foi preso na Operação De Volta aos Trilhos, que foi um desdobramento da Lava Jato e baseada em delações de ex-executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez, que informaram o pagamento de propinas para a direção da Valec. Em 2020, ele e o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, viraram réus em outra ação que acusa também desvios de recursos na Valec quando o goiano comandava a estatal.