Mais 74 novos ônibus forem entregues nesta quarta-feira (16/4) pela nova RMTC para o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia, principalmente para a capital e Aparecida de Goiânia. Com investimento de R$ 62 milhões, a ação tem como meta renovar 100% da frota da Grande Goiânia.
“Esses veículos vão começar a rodar gradativamente, melhorando a vida de milhares de pessoas que dependem do transporte público e sem nenhum aumento de tarifa. Graças ao aporte mensal do Estado e das prefeituras da Região Metropolitana, o valor pago pelo usuário continua em R$ 4,30 desde 2019”, disse o vice-governador Daniel Vilela (MDB).
Ar-condicionado
Os novos ônibus possuem a tecnologia Euro VI, que reduz em até 80% a emissão de poluentes. Adquiridos pelas empresas Rápido Araguaia e Cootego, contam com ar-condicionado, tomadas USB, janelas com película térmica, campainha wireless, corrimãos ergonômicos, piso antiderrapante e bloqueador de portas.
Um dos diferenciais é o sistema de câmeras com reconhecimento facial, interligado à Secretaria de Segurança Pública, que eleva o padrão de monitoramento dentro dos ônibus, conforme explicou o vice-governador.
O investimento conjunto já possibilitou a aquisição de 391 ônibus novos, número que deve chegar a 1,5 mil.