O deputado estadual Karlos Cabral (PSB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás que objetiva isentar do pagamento de pedágios as viagens de retorno dos motoristas nas rodovias que cortam o Estado.
“Ficam isentos do pagamento de pedágio, nas vias públicas estaduais, os consumidores condutores de veículos automotores, particulares ou de aluguel, independentemente do número de eixos, que, após tarifados, retornarem dentro do prazo de vinte e quatro horas ao seu destino de origem”, determina o projeto.
Para isto, bastaria o motorista apresentar o comprovante de pagamento do pedágio dentro do prazo estabelecido. A concessionária responsável pelo pedágio deve ainda organizar campanha informativa sobre a isenção.
Segundo Karlos Cabral, a justificativa é reduzir os custos dos moradores que vivem próximo às praças de pedágio. “Os postos de cobrança ficam em locais que isolam distritos das cidades próximas, onde muitos moradores acabam tendo que pagar a taxa várias vezes por dia. Se trata de uma questão de justiça e adequação necessária aos moradores destes municípios”, frisa.
O deputado lembra ainda que o Legislativo de Minas Gerais já aprovou proposta semelhante e aguarda apenas a sanção do governador Romeu Zema (Novo).
Leia também: Assembleia aprova projeto que desautoriza privatizar rodovias estaduais