A cúpula do PT em Goiás defende ampliar a aliança da centro-esquerda em Goiás para a eleição contra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). A presidente estadual do partido, Kátia Maria, disse ao jornal O Popular que uma filiação do ex-governador José Eliton ao PSB faria parte deste jogo.
“Fazemos esse diálogo há algum tempo. Entendemos a necessidade de enfrentar a ultradireita que destrói o País, e achamos que é necessário fazer uma frente mais ampliada. Vamos derrubar Bolsonaro e precisamos derrubar Caiado também. Ele (Eliton) acrescenta uma figura no jogo”, disse a petista.
O ex-governador goiano deve deixar o PSDB nesta semana para filiar no PSB, a convite de Geraldo Alckmin, provável vice na chapa do ex-presidente Lula (PT) deste ano. José Eliton, que tem conversado com lideranças do PT e de outros partidos da esquerda, deve ingressar no PSB como pré-candidato ao governo de Goiás, embora a ideia dos partidos que apoiam Lula é ampliar ainda mais esta aliança da oposição no Estado.
O (ainda) tucano José Eliton foi vice-governador nos dois últimos governos de Marconi Perillo (PSDB). Assumiu o Estado em abril de 2018 e foi candidato a reeleição, quando teve 407,5 mil votos (13,7% dos válidos), ficando em terceiro lugar. Naquele ano o PSDB, depois de comandar o Estado por quase 20 anos, amargou a sua pior derrota eleitoral em Goiás.