O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, trabalha para que o Republicanos apoie a reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB) neste ano. Inclusive, declarou seu apoio antecipado. Nem mesmo a ruptura no início do ano passado com o MDB de Daniel Vilela, que será o vice na chapa de Caiado, foi obstáculo. Aliás, o prefeito e o emedebista já têm se reaproximado politicamente.
O esforço de Cruz tem um propósito: ter o apoio do governador Caiado, caso reeleito neste ano, na eleição municipal de 2024, quando está cada vez mais claro que o prefeito vai disputar a reeleição na capital. Aliás, este tem sido o seu principal argumento com a cúpula nacional do Republicanos.
Na avaliação do núcleo político do Paço, apoiar neste ano a reeleição de Caiado será um importante passo para ter o apoio do governo estadual em 2024. Vale lembrar que na eleição de 2020 o governador apoiou a candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD) para a Prefeitura de Goiânia, contra Maguito Vilela (MDB), que tinha Rogério Cruz de vice na chapa.
Parcerias e gratidão
O prefeito tem enfatizado o apoio que está recebendo do governador para a execução de obras e ações em Goiânia, como o lançamento do Passe Livre do Trabalhado. “Fica a nossa gratidão ao governador e a todos que tem acreditado na nossa gestão”, frisou.
Já o governador tem enfatizado a sua “parceria” com o prefeito de Goiânia. “Cruz jamais deixou de ser nosso aliado. Parceria é fundamental”, disse na última sexta-feira (13/5).
O interesse maior de Caiado, neste momento, é garantir o apoio do Republicanos à sua reeleição. E, desta forma, evitar que o partido vá para a campanha do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), que assim ganharia maior tempo no horário eleitoral, principalmente. Agora se o governador sinalizou apoio ao prefeito Rogério Cruz para 2024, não se sabe.
Leia também: Republicanos afirmam que decisão de Rogério Cruz foi pessoal.