De cada 10 empregos gerados no Brasil em 2023, 8 foram por micro e pequenas empresas (MPE). Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os dados mostram que, do saldo de 1,48 milhão de novos empregos acumulado no ano passado, os pequenos negócios responderam por 1,18 milhão. Isto corresponde a 80,1% do total. Já as médias e grandes empresas (MGE) representaram 209,9 mil vagas, o equivalente a 14,2% do total.
Este é o terceiro ano seguido que as MPEs foram responsáveis pela maior parcela na geração de novos postos de trabalho no país.
Segmentos
Em 2023, o destaque ficou para o setor de serviços que liderou a criação de empregos. No acumulado do ano, esse segmento gerou 631 mil novas vagas. Já entre as médias e grandes empresas, o saldo foi de 181,87 mil novos empregos.
Outros setores como comércio (263,25 mil vagas) e construção (180,52 mil) se destacaram entre as micro e pequenas empresas. Já entre as médias e grandes empresas, os outros destaques foram para a indústria da transformação (23,5 mil vagas) e o comércio (13,23 mil).
Entre as atividades econômicas, os destaques foram para os segmentos de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (69 mil contratações). Seguido por construção de edifícios (58,1 mil) e comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados (47,9 mil).