A fusão entre o DEM e o PSL está praticamente sacramentada. Ontem, a direção nacional do Democratas deu oficialmente o sinal verde. A direção nacional do PSL deve se reunir ainda esta semana. O novo partido (que ainda não tem nome definido, mas manterá o número 25 do DEM) deve ser oficializado em outubro e será um dos maiores do Brasil e em Goiás em número de parlamentares e prefeitos.
Entretanto, em Goiás, nem todos os deputados estaduais do PSL vão acompanhar o novo partido. Motivo: querem se manter na oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM), informa nesta quarta-feira (22/09) o jornal O Hoje. Do lado do Democratas, continua como está. Manterá os deputados federais Zacharias Calil e José Mário Schreiner, além dos estaduais Álvaro Guimarães, Chico KGL, Dr. Antonio, Iso Moreira e Tião Caroço.
A questão é na bancada do PSL. O deputado federal Delegado Waldir, embora no ano passado chegou a anunciar seu rompimento “em definitivo” com Ronaldo Caiado, mudou de ideia e já participa das agendas do governador goiano (leia mais aqui). Atualmente, ele preside o diretório estadual do PSL e tem conversado com Caiado sobre o comando do novo partido em Goiás (difícil imaginar o governador abrir mão disto, uma vez que preside o DEM estadual há décadas). O vereador goianiense Lucas Kitão também deve ir para o novo partido.
O deputado federal Vitor Hugo deve acompanhar o presidente Jair Bolsonaro e não ficar na legenda que nascerá da fusão entre DEM e PSL. Motivo: as lideranças do novo partido declaram que vão lançar candidato próprio para presidente da República em 2022. Portanto, quem permanecer ou filiar na nova legenda terá dificuldades de estar no mesmo palanque de Bolsonaro nas eleições do próximo ano (lei mais aqui).
Os deputados estaduais Delegado Humberto Teófilo, Major Araújo e Paulo Trabalho, todos do PSL, devem continuar na oposição ao governador. Portanto, dificilmente devem ir para o novo partido a ser comandado por Ronaldo Caiado em Goiás. Alguns já conversam com legendas que possam estar alinhadas à uma candidatura do prefeito Gustavo Mendanha para o governador em 2022.