A centenária Aston Martin apresentou o seu novo Vantage: um superesportivo luxuoso, gora mais focado no piloto e o mais rápido do modelo em 74 anos de história. Equipado com um motor V8 biturbo de 4 litros construído à mão, o novo Vantage é o mais rápido da história da marca. Com picos de 665 cv e 800 Nm de torque, está 155 cv e 115 Nm mais potentes que a versão anterior.
Acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, o esportivo chega uma velocidade máxima de 325 km/h e faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Também é feito em estrutura de alumínio de última geração, com chassi reforçado e distribuição de peso 50:50. A tração é traseira.
Esses resultados foram alcançados por meio de vários ajustes feitos pelos engenheiros da Aston Martin. Com a adoção de comandos modificados, taxas de compressão otimizadas, turbos maiores e maior resfriamento.
A aceleração foi aperfeiçoada com a introdução de um novo sistema Launch Control que, quando acionado pelo motorista, permite que o carro distribua tanto torque quanto as condições permitirem.
Suspensão
O esportivo usa pneus Michelin Pilot Sport S 5 com código “AML”, feitos especificamente para o Vantage, com 275/35 R21 na frente e 325/30 R21 na traseira. As rodas de liga leve forjada são de aro 21, com talas 9,5 na frente e 11,5 na traseira.
Os discos de freio dianteiros são em ferro fundido de 400 mm e traseiros de 360 mm perfurados. Os freios de carbono-cerâmica (CCB) podem ser pedidos no Vantage como opção.
Os novos amortecedores são adaptativos inteligentes que, combinados ao E-Diff e ao Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), têm a capacidade de se adaptar às demandas de uma estrada desafiadora até uma pista de corrida aberta, bastando pressionar um botão e girar um seletor.
Controles dinâmicos
A chave para o caráter de dirigibilidade intensificado do Vantage é um sistema avançado de controle de dinâmica do veículo. Ele recolhe informações de vários sensores do carro e do condutor para construir uma imagem detalhada do que exatamente o carro está a fazer e aplicá-la à gestão geral do sistema ESP.
Tomando essas informações e comparando-as com parâmetros de Estimativa Integrada da Dinâmica do Veículo (IVE), o ESP pode então controlar ativamente os três pilares principais da dinâmica do veículo (condução, dirigibilidade e direção) para otimizar as respostas e o comportamento de dirigibilidade em qualquer condição de estrada ou pista.
O Controle Integrado de Deslizamento de Freio (IBC) utiliza o ABS de última geração para otimizar as distâncias de parada e também para aplicar a Vetorização de Deslizamento de Freio para preparar o carro para a entrada em curva.
O Controle de Tração Integrado (ITC) combina o gerenciamento do motor, freio e E-Diff para fornecer controle preditivo de escorregamento para tração ideal, juntamente com a Vetorização de Deslizamento de Tração para a quantidade perfeita de tração na saída de curva.
Mais largo
A nova geração Vantage também está com a carroçaria 30 mm mais larga e frente completamente redesenhada, com nova abertura da grade, que oferece um aumento de 29% no fluxo de ar para arrefecimento adicional.
Outras entradas de refrigeração instaladas em cada lado do pára-choques melhoram as características da dianteira, enquanto o novo divisor integrado, com uma postura mais larga e mais baixa, enaltece o visual e tem função aerodinâmica.
Os redesenhados faróis Matrix LED com DRLs integrados, apresentam a nova assinatura luminosa da Aston Martin.
Os espelhos retrovisores sem moldura e as maçanetas das portas também são novidades no Vantage, enquanto um para-choque traseiro mais largo incorporando aberturas laterais e saídas de escapamento quádruplas de maior diâmetro garantem a agressividade na traseira.
Disponível em 21 cores, o cliente pode ainda optar por adicionar preenchimento de Riscas, Riscas e Batom ou Riscas, Batom e Traseiro.
Multimidia
O sistema de som surround duplo amplificado de 1.170 W, com 15 alto-falantes, foi desenvolvido pela Bowers & Wilkins. O sistema multimidia integrado com conectividade on-line total possui tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, compatível com Apple CarPlay sem fio ou Android.
Há também controle por gestos com um ou vários dedos. Os comandos da tela sensíveis ao toque são equilibrados com interruptores físicos, com botões retidos para as principais operações mecânicas de seleção de marcha, seleção de direção, aquecimento e ventilação.
Existem também interruptores de cancelamento para Chassis, ESP e Escape, Lane Assist e Park Distance Control, garantindo que os controles mais usados possam ser operados de forma intuitiva e sem a necessidade de tirar os olhos da estrada.
A produção do Vantage deverá começar no primeiro trimestre deste ano.
Especificações técnicas do Aston Martin Vantage
- Carroçaria de duas portas com 2 lugares, estrutura de alumínio com painéis compostos
- Motor V8 biturbo de 4 litros, dianteiro central, tração traseira, refrigerado a água
- Potência máxima: 665 cv (489 kW) a 6.000 rpm
- Torque máximo: 800 Nm de 2.750 a 6.000 rpm
- Velocidade máxima: 325 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 3,5s
- Transmissão automática de oito marchas montada na traseira
- Suspensão
- Frente – Triângulo duplo independente, molas helicoidais e barra estabilizadora
- Traseira – Suspensão Multi-link, com molas helicoidais e barra estabilizadora
- Sistema de Amortecimento Adaptativo (ADS) com Tecnologia Skyhook e Amortecedores Adaptativos Inteligentes
- Modos de direção
- Cinco modos de condução selecionáveis: Wet, Sport, Sports Plus, Track e Individual
- Sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS)
- Aviso de colisão frontal
- Frenagem autônoma de emergência
- Controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go
- Aviso de saída de faixa
- Assistência de manutenção de faixa
- Farol Alto Automático
- Faróis Matrix
- Reconhecimento de sinais de trânsito
- Monitoramento de ponto cego
- Assistente de abertura de porta
- Assistente de Trânsito Cruzado Traseiro
- Detecção de sonolência do motorista (“xícara de café”)
- Visualização da câmera surround 3D de 360˚
- Freio de estacionamento elétrico
- Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)
- Sistema de travagem antibloqueio (ABS)
- Distribuição Eletrônica de Freios (EBD)
- Assistência à Frenagem de Emergência (EBA)
- Controle de tração (TC)
- Assistência Hidráulica à Frenagem (HBA)
- Controle de Torque Positivo (PTC)
- Vetorização Dinâmica de Torque (DTV)
- Rodas de 21″
- Frente: 275/35/ZR21
- Traseira: 325/30/ZR21
- Tanque de combustível: 78 litros
- Peso: 1.605kg
- Distribuição de peso (dianteira:traseira): 50:50