O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 9,4% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Desta forma, atingiu o 20º mês consecutivo de alta. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (11/11) pelo IBGE. No acumulado de 12 meses a alta chega a 8,7%. Entretanto, em relação ao mês de agosto deste ano apresentou estabilidade, com variação de -0,1%.
Outra boa notícia é que o volume de atividades turísticas em Goiás cresceu 6,2% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2021. Portanto, é a 18ª alta seguida. Com isso, o turismo goiano acumula crescimento de 22,7% de janeiro a setembro de 2022 e de 21,6% nos últimos 12 meses. Em relação ao último mês de agosto, o aumento foi de 1,6%.
São resultados bem diferentes dos apresentados para a indústria e o comércio goiano, que têm registrado viés de baixa na produção e vendas, respectivamente. Segundo o IBGE.
Serviços
O aumento de 9,4% do setor de serviços frente a setembro de 2021 em Goiás foi puxado pelo desempenho positivo de quatro das cinco atividades. O maior crescimento (32%) foi registrado na área de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.
Em seguida, os serviços de informação e comunicação (0,9%), outros serviços (0,8%) e serviços prestados às famílias (0,5%). No mesmo período comparado, os serviços profissionais, administrativos e complementares registraram queda de 1,8%.
No Brasil, o volume de serviços avançou 0,9% em setembro na comparação com agosto. Trata-se da quinta alta seguida, com ganho acumulado de 4,9% no período. Com isso, o setor não só ampliou o distanciamento em relação ao nível pré-pandemia, já que se encontra 11,8% acima de fevereiro de 2020, como também alcançou o patamar mais elevado da série histórica iniciada em 2011.