O Instituto Voga divulgou nesta terça-feira (3/5) pesquisa eleitoral para o governo de Goiás, encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos eleitores, o governador Ronaldo Caiado (UB) aparece com 24,7% das intenções de votos, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) com 17,1% e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com 12,5%.
Os demais pré-candidatos a governador apareceram com os seguintes porcentuais: deputado federal Vitor Hugo (PL) com 3,3%; o ex-reitor da PUC-GO, Wolmir Amador com 1,2%; e o ex-governador José Eliton (PSB) com 0,8%. Dos eleitores ouvidos, 13,8% afirmaram que não votariam em nenhum nome da cartela, 12,7% responderam que não sabem, 11,6% que votariam nulo e 1,8% em branco.
A pesquisa foi realizada entre 25 e 28 de abril deste ano, de forma presencial, entrevistando 807 eleitores no Estado. A margem de erro para mais ou menos é de 3,5 pontos porcentuais, com 95% de grau de confiança, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE e TRE.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados em cartela, 61,5% dos eleitores entrevistados em Goiás afirmaram que não decidiram o seu voto para governador. Ronaldo Caiado aparece com 15,1% das intenções de votos, seguido por Gustavo Mendanha (9,4%), Marconi Perillo (4,3%), Vitor Hugo (0,8%), José Eliton (0,6%) e Wolmir Amado (0,3%).
Em caso de um eventual segundo turno para o governo de Goiás entre Caiado e Mendanha, 28% dos eleitores afirmaram que votariam no governador e 24,6% no ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Se a disputa fosse entre Caiado e Vitor Hugo, 29,8% responderam que votariam no governador e 9,4% no deputado federal. Curiosamente, a pesquisa não fez um cenário de segundo turno entre Ronaldo Caiado e Marconi Perillo.
Rejeição
O ex-governador Marconi aparece na pesquisa com 22,5% de rejeição. Ou seja, eleitores que responderam não votar em determinado pré-candidato. Já o governador Caiado tem 14,1%, Vitor Hugo 4,5%, Wolmir Amado 3,9%, José Eliton 3,8% e Mendanha, 2,4%.