As vendas de carros eletrificados em Goiás (elétricos e híbridos), quase que triplicaram no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Fenabrave, foram emplacados 407 veículos eletrificados nos três primeiros três meses deste ano, contra 140 no mesmo período de 2021. Ou seja: aumento de 190%.
As vendas dos modelos eletrificados representaram 2,6% do total de emplacamentos no País no ano passado. Para efeitos de comparação, a Europa fechou 2021 com 19%, a China com 15% e os Estados Unidos com 4% do total. Portanto, há ainda um grande potencial para o crescimento deste mercado no Brasil (e em Goiás).
Nos últimos quatro meses as vendas da Champion, concessionária Volvo em Goiânia, já são 50% de carros eletrificados. “A Volvo trabalha com 100% dos automóveis neste contexto (elétricos e híbridos). As vendas estão excelentes, visto que os preços dos carros elétricos estão competitivos”, afirma o gerente comercial da Volvo Champion em Goiânia, José Vargas.
Barreiras
As maiores barreiras para o crescimento deste mercado são os preços dos veículos e a precária rede de pontos de carregamento no Estado. Um veículo elétrico mais barato no Brasil hoje é o compacto Renault Kwid: R$ 142,9 mil. O mesmo carro movido à combustão (flex) custa R$ 69 mil (modelo mais completo). Ou seja: metade do preço.
Atualmente, em Goiás, segundo a plataforma PlugShare, que afere a quantidade de carregadores elétricos, existem apenas 18 pontos de carregamento, dos quais 14 em Goiânia, 2 em Abadiânia, 1 em Rio Verde e 1 em Inhumas.
“As montadoras e as concessionárias de veículos goianas estão trabalhando juntas para instalar pontos de carregamento na rodovia entre Goiânia e Jataí, por exemplo”, frisa Vargas.
Conteúdo postado em parceria com o portal EMPREENDER EM GOIÁS.