A operação Asa Dura deflagrada nesta segunda-feira (4/9) pela Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar do Estado, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Goiás, Paraná e Maranhão. Foram apreendidos três aviões vinculados a um grupo criminoso que atua no tráfico internacional de drogas.
Esta nova fase é desdobramento da ação policial que resultou, em 19 de agosto, na apreensão de 77 quilos de cocaína e na prisão de três pessoas em pistas de pouso clandestinas, no município de Cocalinho (MT). As investigações estão em curso para prender todos os envolvidos, inclusive com apreensão de bens que foram utilizados na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
A Polícia investiga ainda se a organização criminosa atuava em Anicuns, onde foi apreendido na última quarta-feira (30/8) um helicóptero utilizado para tráfico de drogas. O delegado da Polícia Federal, Bruno Gama, disse que foram dois aviões apreendidos em Goiânia e outro em Londrina (PR).
De acordo com o delegado, a logística da organização criminosa consistia em buscar essa droga na Bolívia, parava em uma das três pistas clandestinas do Mato Grosso e vinha, por terra, para Goiás. Agora, as forças policiais envolvidas na operação pretendem desarticular a organização criminosa indo atrás dos bens adquiridos para prática do tráfico e também de lavagem de dinheiro.
Leia também: Deputado goiano é alvo de operação da PF