Os representantes da Porsche estão rindo de orelha a orelha com as vendas no Brasil, e em particular, em Goiânia. A nova concessionária da marca alemã na capital goiana fechou o ano passado com vendas de 153 veículos novos, uma quantidade bem superior ao inicialmente previsto pela empresa. Estamos falando de carros com valores que começam a partir de meio milhão de reais. Os mais “simples”, bom frisar. No Brasil, a Porsche vendeu mais de 3 mil novos carros em 2021.
A concessionária Porsche Center Goiânia, do grupo Eurobike, vende não apenas para clientes na capital, mas atende pedidos de consumidores em vários municípios goianos, especialmente os que têm o agronegócio como principal atividade econômica, como Rio Verde. Segundo os diretores da representante da marca, o mercado goiano já está entre os cinco principais, depois das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Concorre diretamente com Brasília e fica em segundo lugar em vendas no Centro-Oeste. Detalhe: 70% delas são feitas com pagamento à vista. Os 30% restantes das vendas são parcelados em no máximo até 12 vezes e com entrada, de pelo menos, 50%. A revenda afirma que praticamente não vende por financiamento. “Não é o perfil do nosso cliente”, diz.
Enquanto a venda de automóveis de passageiros em geral no Brasil despencou 28% em 2020 e caiu mais 3,6% em 2021, em meio a paradas de produção provocadas por uma escassez global de semicondutores, a marca de luxo bateu recordes de vendas no país nos dois anos da pandemia. “Em 2021, nós vendemos 3.079 veículos no Brasil, um crescimento de 24% em relação a 2020, quando havíamos vendido 2.487 unidades”, conta Leandro Rodrigues, gerente comunicação e relações públicas da Porsche no Brasil.
Os compradores em Goiás e no Brasil sequer se abalam com a valorização do euro sobre o preço dos carros. Nos últimos dois anos, os veículos da marca ficaram 40% em média mais caros. O Porsche 911, um dos modelos mais vendidos, começa a partir de R$ 800 mil e pode beirar R$ 1,5 milhão, dependendo do modelo e configurações. O modelo 100% elétrico, o Taycan, custa na casa de R$ 1 milhão. Só na revenda da capital goiana, foram vendidos uma dezena deles no ano passado.