O ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) selou a aliança com o governador Ronaldo Caiado (UB) e já recebeu duas missões palacianas. Primeira: organizar uma missão oficial do governo de Goiás para Israel em outubro deste ano. Segunda: articular alianças da base governista em alguns municípios goianos. Visando as eleições municipais de 2024.
Ambos já tinham conversado nas últimas duas semanas em algumas ocasiões. Mas foi nesta terça-feira (23/5) que posaram para a foto oficial da conciliação. Depois de um café da manhã no Palácio das Esmeraldas, com a participação também do vice-governador Daniel Vilela (MDB).
A missão comercial de Goiás para Israel quer aproveitar a Agritech Israel, uma das mais importantes feiras de tecnologia para a agropecuária do mundo, em outubro. A ideia é fomentar o intercâmbio com produtores e empresas do agronegócio goiano. Além de trazer investimentos, especialmente para a Região Norte do Estado, como na área da fruticultura.
Gustavo Mendanha ficou encarregado de preparar a missão, principalmente com o governo israelita, com quem mantém boa relação. Ela deve ser chefiada pelo próprio governador Caiado.
Política
Entretanto, palacianos estão empolgados mesmo é com os impactos desta aliança na base governista em Goiás. Depois do café da manhã, Gustavo Mendanha anunciou que vai voltar para o MDB. Ele deixou o partido no ano passado para concorrer ao governo estadual contra Caiado. Mas a filiação deve ocorrer somente em agosto. É que Daniel Vilela chefiará missão oficial para a China em junho, quando ficará fora de Goiás por duas semanas.
O objetivo é fazer um grande ato de filiação Gustavo Mendanha, inclusive pelo MDB de Goiânia. Existe a possibilidade do ex-prefeito ainda assumir o comando do diretório metropolitano. Com isso, também reforçará a sua pré-candidatura à Prefeitura.
Aliás, se Gustavo Mendanha conseguir reverter no TSE o impedimento legal para disputar eleição de prefeito, algo ainda tido como improvável, se tornará a principal aposta do Palácio das Esmeraldas na capital. Principalmente para confrontar uma possível candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD).
O novo aliado também recebeu pedido do governador para pacificar a sua base em alguns municípios estratégicos. O Palácio das Esmeraldas aposta que Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e Gustavo Mendanha tendem a ser os maiores cabos eleitorais nas eleições municipais. Vale lembrar que Caiado ganhou as duas últimas eleições estaduais para governador; Daniel ficou em segundo lugar na eleição de 2018; e Gustavo Mendanha em 2022. Agora, estarão os três no mesmo palanque. Em 2024 e 2026.
Saiba mais: Reconciliação entre Daniel e Gustavo está sacramentada