Pelo menos um fato positivo das medidas adotadas por praticamente todos os governos do mundo todo para tentarem combater o avanço da pandemia da Covid-19: assaltos registraram redução média de 35% e roubos com violência ou intimidação caíram 46%. Os dados foram divulgados pela revista científica Nature Human Behaviour, com base em estatísticas de 27 cidades de 23 países analisados no estudo conduzido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e pela Universidade de Utrecht, na Holanda.
“A vivência da cidade foi dramaticamente restringida pela Covid-19 e o crime é uma grande parte dessa experiência”, disse Manuel Eisner, um dos autores do estudo. “Alguns locais introduziram até toque de recolher. Isso acabou com o oportunismo que alimenta muitos crimes urbanos”, complementou. Os pesquisadores observaram que outros tipos de roubo, como o de mercadorias em lojas e furtos realizados por batedores de carteiras, caíram 47%.
Entretanto, a taxa de homicídios não registrou redução na mesma proporção: apenas uma queda média de 14%. Motivo: cresceu na pandemia a violência doméstica, principalmente o feminicídio.