Uma propaganda sobre consumo sustentável veiculada nas redes sociais pelo Bradesco na semana passada ainda tem gerado revolta de pecuaristas em todo o País, inclusive em Goiás, que realizaram hoje (03/01) um protesto com churrasco em várias capitais na porta das agências do banco. Em Goiânia, foi na Praça Tamandaré. Os pecuaristas assaram e doaram milhares de espetinhos de carne.
“A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?”, afirmava a campanha do Bradesco com influenciadoras. O objetivo era uma mensagem ambientalista, para promover a redução de carbono. Mas, despertou a ira de todo o setor pecuarista brasileiro. O banco se retratou e tirou a campanha das redes sociais, mas ainda não foi o suficiente para acalmar os produtores de carne.
Além de Goiânia, os protestos também foram realizados em frente às maiores agências do banco em Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Araguaína (TO), Água Boa (MT), Canarana (MT), Barra do Garça (MT) e Xinguara (PA). O evento foi chamado de “Segunda Com Carne”, em contraposição à campanha que se chamou “Segunda Sem Carne”
O vídeo gerou críticas do setor pecuário, com representantes que passaram a defender o encerramento de contas no Bradesco. O Sindicato Rural de Anápolis divulgou uma nota de repúdio. “É um absurdo uma instituição financeira apoiar e divulgar informações descabidas e incorretas a respeito de um dos setores mais produtivos do Brasil e que foi fundamental para a economia brasileira. É uma demonstração de total falta de conhecimento sobre o sistema produtivo de bovinos de corte no Brasil”, afirmou o presidente da entidade, José Caixeta. Os pecuaristas pedem uma retratação pública e nacional do banco.
O Bradesco chegou a publicar em alguns jornais de veiculação nacional um anúncio de uma página com uma “carta aberta ao agronegócio brasileiro”, em que “lamenta o ocorrido” e desautoriza o vídeo, ressaltando que “tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina”. Mas, não informou nem admitiu se a campanha “Segunda Sem Carne” teve o aval da direção do banco.