O anúncio de que o governo federal suspendeu a instalação do Centro Internacional de Distribuição dos Correios (CEInt) em Anápolis se tornou pano de fundo para o embate político na cidade. Claro, visando as eleições de 2024. O prefeito Roberto Naves, presidente estadual do Republicanos, não demorou para cobrar o deputado federal Rubens Otoni e estadual Antônio Gomide, ambos do PT e de Anápolis. Aliás, Gomide é pré-candidato a prefeito da cidade.
Roberto Naves, que não pode se candidatar em 2024, mas quer fazer o seu sucessor, classificou a decisão do governo federal como um movimento político para beneficiar um estado que é governado pelo PT. No caso, Rio Grande do Norte. Lembrou ainda que o investimento dos Correios em Anápolis foi anunciado no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Fica aqui minha indignação e meu pedido para que todos os nossos líderes políticos, toda sociedade organizada, se mobilize e a gente não aceite esse tipo de coisa. E fica aqui a solicitação para que deputado Rubens Otoni, que é do PT, para que o deputado Antônio Gomide, que é do PT, se mobilizem dentro do PT para que Anápolis não seja prejudicada dessa forma”, afirmou Roberto Naves.
Petistas
Curiosamente, o prefeito de Anápolis não citou a deputada federal Adriana Accorsi (PT). Talvez por ela ser cotada para disputar a eleição em Goiânia. E nem o deputado federal Márcio Correa (MDB), pré-candidato a prefeito da cidade. Já os deputados petistas argumentam que a decisão dos Correios seria técnica e não política. E que vão atuar em Brasília para revertê-la. “Vamos resolver isso de forma unificada, sem batalha política. Todos nós temos maturidade para fazer assim. O prefeito, o governador Ronaldo Caiado, que também me ligou. Enfim, o importante é garantir o centro internacional em Anápolis”, disse Otoni.
O fato é que PT se prepara para tentar eleger mais prefeitos nas eleições de 2024, tendo o presidente Lula como principal cabo eleitoral. Neste cenário, Anápolis ganha prioridade para o partido. Em 2012, os petistas comandavam 638 cidades brasileiras. Depois, o partido entrou em derrocada com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. Na última eleição municipal, em 2020, o PT conseguiu eleger somente 183 prefeitos. Em Anápolis, o ex-prefeito e deputado Antonio Gomide disputou a eleição, mas perdeu para Naves.
Recentemente, Gomide teve conversa com a direção nacional do PT para discutir a eleição de 2024 em Anápolis. “Na medida em que Anápolis entra como prioridade do PT nacional em Goiás, por ser uma cidade com mais de 100 mil habitantes, estamos nos colocando à disposição como pré-candidatos. Pedimos estrutura para realizarmos pesquisas e construir alianças com outros partidos”, disse.
Mobilização
O senador Jorge Kajuru (PSB), vice-líder do governo Lula no Senado, agendou reunião de políticos goianos com o presidente dos Correios, Fabiano Silva Santos, em Brasília, para esta terça-feira (10/10). Segundo ele, estariam confirmadas as presenças do prefeito Roberto Naves e do governador Ronaldo Caiado (UB). Curiosamente, não citou os deputados goianos do PT.
Kajuru disse ainda que a decisão pela manutenção do investimento dos Correios em Anápolis já teria sido tomada. “Conversei com o vice-presidente Geraldo Alckmin que, em nome do governo Lula, mandou dizer que Anápolis não vai perder esse centro”, contou o senador ao jornal O Popular. “Foi uma disputa política com o Rio Grande do Norte e uma manobra da (governadora) Fátima que acabaria prejudicando Anápolis”, disse.
Saiba mais: Roberto Naves assume o comando do Republicanos