Os deputados estaduais da Bahia aprovaram nesta terça-feira (2/5) um convite para o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) falar sobre as ações realizadas em Goiás contra invasões de terras, que voltaram a aumentar no País, lideradas pelo MST. O convite foi aprovado na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por unanimidade. A ideia é que o governador goiano participe de uma reunião do colegiado, em Salvador.
“O gestor poderá expor os planos e ações que tem posto em prática, com sucesso, para evitar invasão de terras em naquele Estado”, diz o comunicado da ALBA. A proposta foi apresentada pelo presidente da comissão, Manuel Rocha (UB), por sugestão do deputado federal Zé Rocha (UB), membro da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) da Câmara dos Deputados.
Na semana passada, na abertura da 88ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), Caiado criticou o fato de o país ainda estar debatendo o direito à propriedade, que ele considera uma garantia da Constituição de 1988. “Não se deve discutir mais. Em Goiás, eu deixei claro a todas as minhas forças de segurança: todos os meses em Goiás são verde e amarelo. Não tem mês vermelho no meu Estado e não aceito invasão de propriedade rural”, disse.
Em março passado, o MST invadiu a antiga Fazenda São Lukas, em Hidrolândia, que pertence à União. Embora o Incra havia iniciado tratativas para inclui-la no programa de reforma agrária, a Polícia Militar de Goiás foi acionada e desocupou a propriedade. Cerca de 150 invasores deixaram a fazenda.
Leia também: Agora sim: Daniel assume o governo nesta terça-feira