Agora é oficial: o Ministério do Turismo vai ser comandado por Celso Sabino (UB-PA). Depois de mais de um mês de negociação, a confirmação foi feita após reunião entre o presidente Lula (PT), Sabino e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”, informou o governo em nota.
A mudança faz parte das negociações com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de quem Sabino é aliado, para ampliar a base do governo e melhorar a articulação no Congresso. A ministra demissionária Daniela Carneiro (UB-RJ) foi convidada por Lula para assumir a vice-liderança do governo na Câmara. Ela e o marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), foram essenciais nas eleições, fazendo campanha para o presidente na Baixada Fluminense.
O Centrão também quer o Ministério do Esporte, onde alocaria o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Mas Lula insiste na permanência de Ana Moser. Interlocutores afirmam que ele prefere uma triangulação: Aparecida Gonçalves sairia do Ministério das Mulheres, que receberia uma mulher que já está no governo. Seria Ester Dwek (Gestão e Inovação dos Serviços Públicos) ou Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). E a vaga aberta seria oferecida ao Centrão. O martelo só deve ser batido em agosto.
Ministérios de Lula
O presidente Lula não quer abrir mão do Ministério do Desenvolvimento Social, que tem um orçamento de R$ 273 milhões e é responsável pelo Bolsa Família. “Esse ministério é meu. Esse ministério não sai. A Saúde não sai. Não é o partido que quer vir para o governo que pede ministério. É o governo que oferece o ministério”, afirmou.
Se a Saúde não sai, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) fica ligada à pasta. Foi o que afirmou ontem o deputado Danilo Forte (UB-CE). Ele disse que um presidente interino será escolhido, e uma comissão técnica provisória será estabelecida para apresentar um novo organograma para a Funasa, cobiçada para indicação a cargos de segundo escalão e direcionamento de verbas para redutos eleitorais.
Já o ex-deputado federal Jean Wyllys ganhou um cargo no governo Lula. Nesse caso, com o aval da primeira-dama Janja. Ele vai trabalhar na área de planejamento de comunicação, diretamente ligado ao ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.