O presidente Lula (PT) empossou nesta quarta-feira (13/9) os novos ministros Sílvio Costa Filho, André Fufuca e Márcio França. Sem pompas. A solenidade singela ocorreu no Palácio do Planalto, apenas com a presença de familiares e algumas lideranças políticas. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente.
As negociações, que vinham ocorrendo há meses, marcam a entrada do Centrão no primeiro escalão do governo petista. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, participou do evento. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos.
Fufuca assumiu o lugar de Ana Moser e Costa Filho o de Márcio França (PSB), que assume o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A medida provisória que criou a nova pastao foi publicada hoje (13) em edição extra do Diário Oficial da União.
Questionado sobre o peso do PP nas votações de interesse do governo, André Fufuca disse que o partido vem ajudando em todos os projetos que “colocam o povo brasileiro como prioridade” e citou a PEC da Transição e o arcabouço fiscal.“Acredito que não será diferente a partir do dia de agora, o [Partido] Progressista haverá de acompanhar as grandes decisões nacionais e, principalmente, aquelas que melhoram a qualidade de vida de cada brasileiro, cada brasileira”, disse o novo ministro.
Saiba mais: Lula anuncia ministério para pequenas empresas (e o Centrão)