As lideranças do setor empresarial goiano têm especulado nas últimas semanas sobre quem poderá ser o novo secretário estadual da Indústria e Comércio, no governo de Ronaldo Caiado (União Brasil). Há uma opinião forte entre eles: é preciso promover mudança e resgatar a importância da pasta para o fortalecimento do setor produtivo, principalmente para a atração de novos investimentos ao Estado.
Há algum tempo não é boa a relação de algumas das principais entidades empresariais com o atual secretário estadual Joel Santana Braga Filho. Em fevereiro passado, por exemplo, o Fórum Empresarial de Goiás emitiu uma nota dura contra a SIC sob o comando de Joel Santana. Chegando a suspender sua participação nas reuniões do Conselho Administrativo do Fomentar e da Comissão Executiva do Produzir, programas de incentivo fiscal do Estado. Era um claro movimento para esvaziar o atual secretário.
Entretanto, é praticamente certo nos bastidores palacianos que o governador Ronaldo Caiado vai nomear um novo nome para a SIC. Contudo, para isso, antes quer ver resolvida a indicação do ex-deputado federal Alexandre Baldy para a Agehab. É preciso alterar a atual legislação que impede a indicação de políticos (Baldy é presidente estadual do PP) para a agência governamental.
Apoio empresarial
Convém lembrar que Baldy é irmão de Joel Santana. Aliás, foi quem o indicou ao governador para a SIC, quando ele e Caiado voltaram a se aproximar. Caso não seja possível a nomeação de Baldy para a Agehab, a Secretaria da Indústria e Comércio seria uma alternativa considerada no governo. Baldy já foi titular da pasta nos governos do PSDB. Aliás, foi a partir dela que conquistou espaço na política em Goiás.
Alexandre Baldy tem boa aceitação no Fórum Empresarial. Outro ponto favorável para ele reassumir a SIC é que tem forte ligação com Anápolis, que tradicionalmente indicou o titular da pasta, por sua vocação econômica e industrial. Mas, caso ele não tope a alternativa de ir para a SIC, lideranças empresariais esperam ser ouvidas pelo governador antes dele bater o martelo sobre quem vai comandar a pasta. Se possível, que possam indicar um nome.