Em 2022 foram registradas mais de 12 mil infrações de trânsito por uso de celular ao volante em Goiânia. Já em 2023, o número saltou para 30.332 multas. De janeiro a março deste ano já foram registradas mais de 8 mil infrações, segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
De acordo com o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segurar o aparelho celular enquanto dirige é uma infração gravíssima. Resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não é permitido falar ao celular nem mesmo utilizando fone de ouvido.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de sinistros no trânsito, o que compromete a segurança não só de condutores como de pedestres.
Segundo pesquisa realizada pela instituição inglesa RAC Foundation, enviar mensagens pelo celular é capaz de retardar o período de reação do motorista em 30%. Que significa, basicamente, uma redução de 30% na atenção.
Além disso, estudo da Associação Brasileira de Medicina e de Tráfego (Abramet) indica que, ao digitar uma mensagem no momento em que o condutor conduz um veículo a 80 km/h é equivalente a dirigir com os olhos vendados, porque ele perde o campo de visão de 360º, que é possibilitado pelo auxílio do retrovisor.
Saiba mais: Trânsito está mais violento em Goiânia