A música Leão, da cantora goiana Marília Mendonça, foi a número 1 no ranking das 200 mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil, em 2023. Segundo levantamento da Pró-Música Brasil, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país, divulgado nesta quinta-feira (21/3).
A cantora Marília Mendonça morreu precocemente, no auge de sua carreira artística, em novembro de 2021, por conta de um desastre aéreo no interior de Minas Gerais. Tinha apenas 27 anos de idade.
Em segundo lugar no ranking nacional ficou a música Nosso Quadro, da Agroplay & Ana Castela. Já a música Erro Gostoso (Ao Vivo), de Simone Mendes, foi a terceira mais acessada no ano passado pelas plataformas de streaming.
Faturamento
O levantamento aponta que o Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. O mercado fonográfico brasileiro teve faturamento de R$ 2,8 bilhões, com aumento de 13,4% em comparação ao ano anterior e mais do que o triplo nos últimos seis anos.
Há sete anos consecutivos, o Brasil aparece no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. O crescimento brasileiro em 2023 supera a expansão do mercado global (10,2%), cuja receita atingiu US$ 28,6 bilhões no período e que também foi influenciado pelo streaming.
O presidente da Pro-Música, Paulo Rosa, disse que o crescimento observado no Brasil é um fato a ser comemorado e um sinal de que o país continua sendo um mercado muito importante para a música, principalmente a música brasileira.
Música brasileira
O relatório aponta que, dentre as 200 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil em 2023, a música brasileira teve participação de 93,5%.
“Uma coisa muito maior do que já foi nos tempos físicos do vinil e do CD. Normalmente, o consumo de música brasileira representava cerca de 75%. Hoje, está representando muito mais, pelo menos na amostra das mais tocadas. É um fato a ser comemorado”, disse Paulo Rosa.
O streaming representou 87,1% do total das receitas do mercado musical no Brasil, alta de 14,6% em relação a 2022, totalizando R$ 2,5 bilhões, mantendo-se como a maior fonte de receitas para o setor.
O streaming por assinatura em plataformas como Spotify, YouTube Music, Deezer, Apple Music e outros, registrou crescimento de 21,9%, atingindo R$ 1,6 bilhão.
Top 10 das músicas mais acessadas em 2023:
1) Leão – Marília Mendonça
2) Nosso Quadro – AgroPlay & Ana Castela)
3) Erro Gostoso (Ao Vivo) – Simone Mendes
4) Bombonzinho (Ao Vivo) – Israel & Rodolffo, Ana Castela
5) Seu Brilho Sumiu (Ao Vivo) – Israel & Rodolffo, Mari Fernandez
6) Oi Balde (Ao Vivo) – Zé Neto & Cristiano
7) Lapada Dela (Ao Vivo) – Grupo Menos É Mais & Matheus Fernandes
8) Tá Ok – Dennis & Mc Kevin o Chris
9) Traumatizei (Ao Vivo) – Henrique & Juliano
10) Duas Três – Guilherme & Benuto, Ana Castela & Adriano Rhod