A cúpula estadual do Republicanos terá reunião nesta segunda-feira em busca de saída para “o mal-estar” provocado pela filiação do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel. A informação é da coluna Giro do jornal O Popular.
Segundo a nota, a previsão é a de que participem do encontro, entre outros, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o deputado estadual Jeferson Rodrigues, presidente do partido na capital; e o deputado federal João Campos, que comanda a legenda em Goiás.
O prefeito e o deputado estadual alegam que foram pegos de surpresa com a filiação do líder empresarial, que apoia uma pré-candidatura ao governo de Goiás do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e faz oposição ao governador Ronaldo Caiado (UB). Rogério Cruz e Jefferson defendem que o Republicanos apoie a reeleição do governador.
A informação nos bastidores é que a ala caiadista no Republicanos pode exigir que seja anulada a filiação de Mabel ao partido.
O presidente estadual da legenda, o deputado federal João Campos, tenta amenizar. Até porque foi ele quem abonou a filiação do empresário mendanhista no partido. Para acalmar os caiadistas, tem afirmado que Mabel não será candidato nas eleições deste ano. O que o próprio empresário tem afirmado e garantido, principalmente aos industriais em Goiás.
Vale lembrar que João Campos é pré-candidato ao Senado. A sua preferência (e também do Republicanos) é disputar a eleição deste ano na chapa de Caiado. Entretanto, não descartou ainda ser candidato a senador numa chapa de Mendanha.
Se o Republicanos expulsar Mabel dos seus quadros, será claro sinal de que uma aliança neste ano com o ex-prefeito estaria totalmente descartada no partido.